Foi lançada em 10 de Julho de 2018 a versão 8.1.425 do GRP, nela já está disponível todas as atualizações necessárias para a utilização do novo modelo da Nota Fiscal Eletrônica.
Porém você precisa saber:
A Nota Fiscal Eletrônica 4.0 vai passar a funcionar oficialmente em 02/08/2018 e as empresas que não estiverem com seus sistemas Windows atualizado vão parar de emitir NF-e.
Essa mudança foi planejada pela SEFAZ visando dar mais segurança ao processo de emissão de Documentos Fiscais Eletrônicos.
O órgão vem implantando o leiaute da NF-e 4.0, há alguns meses e a partir de 02 de agosto de 2018 ele será oficializado.
Com isso o atual leiaute 3.10 deixará de funcionar e apenas alguns sistemas Windows mais atuais e que estiverem devidamente atualizados vão ser capazes de continuar a emissão de Notas Fiscais.
Sistemas Windows antigos como Server 2003, Vista e XP não funcionarão mais (Vide quadro abaixo).
Windows 7 e 10 e família Windows Server 2008 em diante continuarão funcionando, desde que devidamente atualizados.
O que vai acontecer se o Windows do computador que emite NF-e não estiver compatível com o novo leiaute 4.0 da SEFAZ?
A partir do dia 02/08/2018 o sistema simplesmente não funcionará mais para emitir Notas Fiscais, e consequentemente todo o faturamento financeiro da empresa vai parar.
Por que isso acontece?
A SEFAZ quer dar segurança ao processo de emissão da NF-e e por isso ela fez modificações no leiaute, que somente os sistemas Windows mais novos são capazes de suportar, por isso a necessidade de atualização de quem tem sistemas Windows antigo.
O que fazer então para que o faturamento da empresa não pare depois de 02/08?
Analise o quadro abaixo, caso o computador que emite NF-e na sua empresa esteja:
No grupo vermelho: Você deverá providenciar a troca imediatamente pelos sistemas Windows 7 SP1 ou Windows 10 (Computadores comuns) ou Server 2012 em diante (Se for servidor).
No grupo azul: Basta que você o mantenha sempre atualizado.
Com quem eu devo falar para providenciar as atualizações?
Converse com o seu departamento interno de Tecnologia ou a empresa terceirizada que presta serviços de suporte e peça para que eles providenciem as atualizações.
Para maior segurança das suas informações e para evitar processos legais, sempre use sistemas operacionais originais.
Certifique-se de eles estão atualizados para o leiaute da NF-e 4.0, pois do contrário não vai resolver você estar com o Windows atualizado se o sistema de notas estiver fora do padrão 4.0.
Deixe uma resposta